Entenda como MEI deve declarar Imposto de Renda 2022

A operação MEI é considerada uma empresa como qualquer outra, visto que, existe o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) próprio.

O empreendedor pode realizar através do site da Receita Federal, no campo do Simples Nacional, totalmente digital, o acesso ao site é realizado usando o CNPJ como login

A Receita Federal disponibiliza um passo a passo todas as informações no Manual da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

Após descontar o lucro resumido, tem-se o faturamento que pode ser tributável, se esse restante for igual ou superior a R$ 28.559,70 será necessário colocar em rendimentos tributáveis e o lucro em rendimentos isentos.

Caso o MEI esqueça ou entregue fora do prazo previsto, resultará em multa que pode ser de R$ 50 até 20% dos impostos pagos mensalmente.

Além disso, o CNPJ pode ficar irregular. Outro problema, é se o CNPJ estiver ativo e com débitos em aberto, pois se não for efetuado o pagamento, o CNPJ é cancelado e as dívidas são transferidas para o Cadastro de Pessoa Física (CPF) relacionado.

ARRASTE PARA CIMA E ACESSE O SITE PARA DECLARÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA MEI