Veja o que você pode fazer combinando alecrim com café. O resultado destes dois ingredientes é surpreendente e assim que os descobrir já não passará sem eles. Até o cabelo, como a pele, mostra sinais de envelhecimento. Se para a pele temos o aparecimento de rugas, para os cabelos começamos a vislumbrar cabelos brancos. Nem todo mundo os adora e a maioria prefere cobri-los com tintas. Existem vários corantes, mas alguns são químicos.
Nem todos os couros cabeludos toleram produtos químicos agressivos, pois são delicados. Justamente por isso você deve saber que também pode preparar corantes naturais sem usar produtos químicos . Isso cobrirá os cabelos brancos, mas você terá que fazer isso com mais frequência, pois tende a desaparecer com a lavagem.
Como podem ver no título já revelamos quais são os dois principais ingredientes que utilizaremos para preparar este corante natural, são o alecrim e o café . Mas como o devemos fazer e sobretudo como podemos combinar estes dois produtos tão diferentes? Abaixo veremos todos os detalhes.
Alecrim e café: veja como pintar o cabelo
Como dissemos anteriormente, quando você envelhece seu cabelo começa a ficar branco, mas nem todo mundo adora esse tom no cabelo. Por isso, para quem deseja utilizar produtos naturais no couro cabeludo e nos próprios cabelos, esta é a solução perfeita.
Porém, antes de vermos a criação desse corante natural, vamos ver porque escolhemos esses dois ingredientes. O alecrim é excelente para os cabelos, pois estimula o crescimento dos fios, deixa-os mais saudáveis e elimina levemente a coloração acinzentada e esbranquiçada .
Nesse caso, o café servirá para dar cor . O café é perfeito para obter uma cor natural e orgânica, mas só os morenos podem usá-lo e não os loiros. Além disso, o café, além de cobrir os cabelos grisalhos, também possui algumas propriedades, entre elas a de fortalecer a queratina dos cabelos e prevenir a queda dos cabelos.
Vimos portanto porque estes dois ingredientes foram escolhidos e agora vamos ver como fazer este corante totalmente natural e também económico, podemos dizer. Você precisará da mesma quantidade de café moído (ou borra de café) e alecrim fresco que conseguir na planta ou na mercearia. As quantidades variam dependendo do comprimento do cabelo.
Vamos começar fervendo 1 L de água. Quando começar a ferver adicione o alecrim e o café . Misture os dois ingredientes e espere cerca de 20 minutos. Deve atingir uma cor bem escura e deve haver menos água do que no início. Quando estiver pronto, desligue o fogo e deixe esfriar.
Quando esfriar, você pode coar a tinta e colocá-la em uma jarra hermética. Deixe macerar por cerca de 7 dias . Passado o tempo necessário você pode aplicá-lo nos cabelos começando pela raiz e chegando às pontas . Deixe agir por cerca de uma hora e depois enxágue os cabelos primeiro com água e depois com vinagre de maçã para fixar melhor a cor.
Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.