Você conhece o olho de sogra? É um docinho de coco e ameixa que é muito tradicional e de preparo simples. Ele é feito com uma massa de coco enrolada em volta de uma ameixa seca sem caroço e passada no açúcar. O olho de sogra é um dos doces mais populares nas festas de aniversário, casamento e outras comemorações. Veja como fazer:
Como fazer olho de sogra
Esta receita de olho de sogra é tão descomplicada que vai te fazer querer prepará-la toda semana. Vamos precisar apenas de ameixas secas sem caroço, coco ralado, leite condensado e chocolate branco.
Primeiro, derreteremos o chocolate e, em seguida, adicionaremos os demais ingredientes. Será necessário aguardar um pouco para que a massa adquira consistência suficiente para podermos moldar o olho de sogra.
Cerca de duas horas depois, iremos modelar as bolinhas de massa e inseri-las nas ameixas já abertas horizontalmente.
Posteriormente, faremos uma calda com açúcar, água e vinagre branco para banhar os docinhos. Após a secagem dos doces, os dispor em forminhas de papel e reunir amigos ou familiares para apreciar esta deliciosa iguaria de olho de sogra
Ingredientes da receita de olho de sogra
Para o olho de sogra
- 200 gramas de ameixas secas sem caroço
- 200 gramas de coco ralado
- 1 lata de leite condensado
- 50 gramas de chocolate branco picado
Para a calda
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de vinagre branco
- manteiga ou margarina (para untar)
Modo de preparo
Do olho de sogra
Derreta o chocolate branco, seja no micro-ondas ou em banho-maria. Em seguida, na mesma tigela, adicione o leite condensado e misture de forma homogênea.
Acrescente o coco ralado e misture novamente até que esteja bem incorporado. Cubra a mistura com filme plástico e deixe descansar por aproximadamente 2 horas, fora da geladeira.
Utilizando uma faca, faça uma abertura horizontal em cada ameixa. Com as mãos previamente umedecidas, molde bolinhas com a massa e insira uma em cada ameixa. Reserve
Da calda
Primeiramente, em uma panela de fundo espesso, combine todos os elementos da calda. Então, mexa com delicadeza para evitar que o açúcar grude nas bordas da panela e cause o endurecimento da calda.
Em seguida, aqueça em fogo médio, sem mexer, até que a calda adquira uma tonalidade de caramelo e alcance a temperatura de 145 °C (aproximadamente 15 a 20 minutos).
Caso não possua um termômetro culinário, pode realizar o teste do copo com água. Basta colocar uma pequena porção da calda em um copo com água à temperatura ambiente.
Se a calda se solidificar rapidamente e produzir um som semelhante ao de vidro ao ser jogada na superfície, sua calda estará pronta.
Posteriormente, desligue o fogo e aguarde as bolhas de ar que se formam na superfície da calda se dissiparem.
Mantenha a calda em banho-maria para evitar sua solidificação. Em seguida, espete cada olho de sogra em um palito e mergulhe na calda.
Por fim, deixe-os secar sobre uma superfície untada com manteiga ou margarina. Após a secagem, disponha-os nas forminhas e sirva.