Como Fazer Pão de Batata Doce Caseiro Fica Maravilhoso Faça Ainda Hoje

Pão de batata doce caseiro

Hoje vamos aprender a fazer o delicioso pão de batata doce caseiro. Essa é uma receita muito simples de ser preparada, mas também muito saborosa, tenho certeza que você vai amar!

Seu tempo de preparo de é aproximadamente 2 horas e chega a render até 10 pães. Contudo se você quiser aumentar a quantidade de pães, você precisará apenas dobrar a quantidade de ingredientes.

Ingrediente para o pão de batata doce caseiro

  • 1 xícara (chá) de batata-doce cozida e amassada (1 batata grande)
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de leite morno
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Preparando o pão de batata doce caseiro

  1. Primeiramente em uma tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) do leite morno até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar.
  2. Em outra tigela grande, misture a farinha com o sal. Então acrescente a batata-doce e misture bem. Abra um buraco no centro e junte o fermento dissolvido.
  3. Então em uma tigela pequena quebre 1 ovo e então junte aos ingredientes –  Porque se ele estiver estragado você não perde a receita. Misture com uma espátula, do centro para a borda, para incorporar. Acrescente o restante do leite morno aos poucos, misturando bem com a mão.
  4. E assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem – vai parecer que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa, mas é assim mesmo, continue amassando.
  5. Em seguida aperte, amasse, estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida – marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho.

Modelando os pães

  1. Depois modele uma bola, volte a massa para a tigela e cubra com um pano de prato. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente, ou até dobrar de tamanho.
  2. Agora unte com manteiga uma assadeira grande de cerca de 30 cm x 40 cm (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).
  3. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e modele os pães: corte a massa em 10 porções e enrole cada uma no tamanho de bolas de tênis
  4. Transfira para a assadeira untada, deixando espaço entre cada um para crescer e achate levemente a superfície – isso serve para que os pães cresçam de maneira mais uniforme.
  5. Cubra com o pano de prato e deixe crescer por mais 40 minutos.
  6. Assim que faltar 20 minutos para dar o tempo de crescimento do pão, pre-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
  7. Em um tigela pequena, quebre o outro ovo. Junte 2 colheres (chá) de água e misture bem com um garfo.
  8. Com um pincel, passe a mistura de ovo batido sobre os pães.
  9. Leve os pães ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até crescer e dourar.
  10. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha – se permanecerem na fôrma ou sobre uma superfície lisa podem acumular vapor e amolecer.
  11. Servia depois que esfriar.

Veja também

Não esquece de me contar o que achou da receita de Pão de batata doce caseiro, enviar também para outras pessoas que vão gostar dessa receita.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE RECEITAS GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.