Como Limpar Meu Nome: Passo a Passo Para Voltar Ter Crédito

Uma pesquisa da Serasa Experian no Brasil mostrou que mais de 40% da população adulta está inadimplente. Acontece que essa inadimplência traz muitos problemas. Por isso, é de extrema importância que se saiba como limpar o nome sujo.

Afinal, o cadastro negativo dificulta a obtenção de crédito, prejudica os sonhos de consumo da família e pode até impedir um candidato de assumir um cargo público. Logo, se você possui o nome sujo, é ideal descobrir como limpar e também tomar as medidas necessárias para que isso não volte a acontecer.

Saiba que cada caso é um caso

Primeiramente, saiba que existem basicamente duas maneiras diferentes de regularizar o nome sujo. Entretanto, elas variam de acordo com a intenção de cada pessoa:

Dica 1: Pague as dívidas

O jeito mais simples de limpar o seu nome é pagando as dívidas. Nesse enfoque, você deve negociar a dívida com o credor, oferecendo pagar o débito em parcelas. Porém, é necessário saber quanto dinheiro você poderá separar mensalmente para manter o acordo.

Com o acordo, elimina-se a dívida antiga e o credor deve providenciar a retirada da restrição do seu nome em até 5 dias úteis, sob penalidade de dano moral. Lembrando que, ao deixar de pagar a nova dívida, seu nome ficará sujo novamente.

Dica 2: Aguarde a Prescrição da Dívida

O Código Civil estabelece que é de 5 anos o prazo para o credor cobrar uma dívida. Assim, esse também é o prazo para que o nome de alguém conste em cadastros de inadimplentes.

Diante desse direito legitimado, talvez não seja interessante negociar uma dívida próxima de vencer, a não ser que os descontos valham a pena. Entretanto, a exceção aqui é que, se o credor acionar o Judiciário, a regra dos 5 anos não vale. Nesse caso, o prazo limite é a data do julgamento.

Como limpar meu nome pessoalmente?

Se você decidiu mudar sua situação financeira e disse para si mesmo “Quero limpar meu nome”, deve saber como começar o processo, seja ele de maneira presencial ou online:

Procure o credor

Uma opção para começar a limpar seu nome é entrar em contato diretamente com o credor indo até o ambiente oferecido por ele, seja loja ou banco, e tentar renegociar a dívida. Desse modo, você consegue garantir condições que caibam no seu bolso.

Outra alternativa interessante é esperar eventos como o Feirão Limpa Nome presencial que costuma ocorrer pelo menos uma vez por ano. Saiba mais sobre isso no tópico a seguir.

Feirão limpa nome Serasa Experian

O Feirão Limpa Nome de 2022 aconteceu de forma remota e presencial na cidade de São Paulo. Assim, esta foi escolhida por concentrar o maior número de inadimplentes do país.

Limpar o nome online

Como limpar o nome no Serasa

SERASA limpa nome: Feirão limpa nome online

O feirão online ocorreu ao mesmo tempo do presencial e com as mesmas condições diferenciadas oferecidas pelas empresas. Porém, vale destacar que o serviço online continua disponível por todo o ano no site do Serasa.

Só que, nesse caso, com menos empresas participantes e descontos menores quando comparados aos que são praticados nos feirões. Contudo, mesmo não sendo em época de feirão, as negociações pelo Serasa Limpa Nome podem ser vantajosas e representarem uma economia de tempo e esforço por ser um processo 100% online.

Aplicativo que ajuda a limpar o nome

Para limpar seu nome, provavelmente as atitudes mais essenciais são buscar equilibrar suas contas e criar um planejamento financeiro bem feito. Nesse sentido, um aplicativo de controle financeiro oferece uma ferramenta prática, completa e simples de operar que:

  • Facilitará o controle de suas contas;
  • Possibilitará que você ajuste seu orçamento;
  • E pague seus débitos rapidamente.

Portanto, se você ainda não usa um dos apps de gerenciamento financeiro, considere baixar e começar a utilizar agora mesmo. Assim, será mais fácil organizar suas finanças para sair das dívidas e limpar seu nome.

Realize este passo a passo e limpe seu nome

  • Em primeiro lugar, é importante saber que você já consegue consultar restrições em seu nome até pelo mesmo pela internet e gratuitamente, como demonstramos nos tópicos anteriores;
  • Então, acesse os sites indicados e veja sua situação em cada um deles;
  • Feito isso, o foco deve ser a organização das dívidas: separe todos os seus débitos, destacando aqueles de maior valor e taxa de juros;
  • A partir daí é essencial fazer o controle das finanças pessoais: você deve descobrir o quanto terá disponível mensalmente para quitar as dívidas – isso se torna bem fácil com um app de controle financeiro;

Benefícios de manter o nome limpo

São inúmeros os benefícios de ter o nome limpo. O primeiro deles é o psicológico. Sim, pois estar com dívidas traz consigo preocupações constantes, insônia e “dores físicas” causadas pelo estado permanente de estresse.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE RECEITAS GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *