Confira se Você Tem Valores a Receber do Banco Central

De acordo com o Banco Central (BC), as consultas sobre a nova fase dos fundos “esquecidos” do banco – o sistema de contas a receber -, previstas para começar no dia 2, ainda não têm data de início. A restauração do sistema foi adiada devido à greve dos servidores do BC, o que atrasou a implantação da ferramenta.

“A greve dos servidores do BC prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). O prazo de retorno do SVR, inicialmente previsto para 2 de maio, será adiado. A nova data será comunicada com a devida antecedência”, informou o BC em nota na última semana.

O BC estima que haja cerca de 8 bilhões de reais de valor esquecido, mas na primeira fase do serviço, cerca de 4 bilhões de reais estão disponíveis para devolução. Os recebíveis podem surgir de fundos remanescentes de: Uma conta corrente ou poupança fechada com saldo disponível;

Taxas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito indevidamente cobradas, desde que a devolução esteja prevista nos termos do compromisso firmado pelo banco com o BC; Cotas de capital e distribuições de beneficiários de cooperativas de crédito e superávit líquido de participantes; Recursos não contestados relacionados a grupos de consórcios fechados.

Primeira Fase

Em 16 de abril, o BC encerrou a última “repescagem” da primeira fase de saques de recursos que os brasileiros haviam esquecido nos bancos. Revise os valores da primeira fase do programa. Mais valor será liberado na segunda fase. Até 24 de março, 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas solicitaram o resgate de seus recebíveis, totalizando 245,8 milhões de reais.

Das pessoas que solicitaram o reembolso, 2.516.990 solicitaram transferências via Pix por um total de 205.099.139,18 reais, enquanto 328.947 queriam contatos de uma instituição financeira no total de 34.370.940,12 reais. Entre as pessoas jurídicas, 5.113 pessoas solicitaram reembolso pelo Pix (R$ 5.012.975,84) e 1.059 receberam contatos (R$ 1.326.419,82).

Se você perder a data da sua consulta, o banco central informará que não há motivo para se preocupar. Não há risco de perda de seus recebíveis, pois eles continuarão retidos pela instituição financeira aguardando sua solicitação de reembolso quando você retomar as negociações com a SVR.

Segunda Fase

O sistema de contas a receber foi reformulado desde o dia 17. Confira abaixo algumas das mudanças do segundo ciclo: Não serão mais necessários agendamentos. O resgate de recursos pode ser solicitado na primeira consulta; O sistema terá novas informações repassadas pelas instituições financeiras.

Dito isso, mesmo quem já resgatou recursos, e que não tem recebíveis na primeira fase, terá que consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e poderá haver novos recursos.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE RECEITAS GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.