Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade
Início » Esfiha de carne com massa fofinha e molhadinha: Todos vão adorar o sabor

Esfiha de carne com massa fofinha e molhadinha: Todos vão adorar o sabor

    Esfiha de carne
    Esfiha de carne

    A esfiha, uma iguaria de origem árabe que conquistou paladares ao redor do mundo, pode ser encontrada em diversas versões, desde abertas até fechadas e de diferentes recheios. No entanto, uma receita que tem feito sucesso e promete deixar todos com água na boca é a esfiha de carne com massa fofinha e molhadinha. Este prato, além de ser delicioso, equilibra perfeitamente os sabores e texturas, transformando-se em uma opção ideal para lanches, festas ou refeições informais. A seguir, apresento uma receita testada e aprovada que fará com que todos se apaixonem pelo sabor.

    Continua após a publicidade

    Ingredientes da receita de esfiha de carne

    Para a massa

    • 1 gema de ovo (para pincelar)
    • 3 colheres (sopa) de açúcar (40g)
    • 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (500g)
    • 1 xícara (chá) de leite integral levemente morno (240ml)
    • ½ colher (chá) de sal (7g)
    • 50ml de óleo de soja
    • 1 ovo inteiro, ligeiramente batido com um garfo
    • ½ sachê de fermento biológico seco (5g)

    Para o recheio

    • suco de 2 limões (80ml)
    • 1 tomate sem sementes em cubos
    • 1 colher (sopa) de orégano 
    • 1 colher (chá) de pimenta-calabresa moída ou pimenta-síria 
    • 1 colher (chá) de páprica defumada
    • ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado 
    • 1 cebola pequena cortada em cubos
    • 2 colheres (chá) de sal (10g)
    • 600g de carne moída (pedir para moer 2 vezes)

    Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

    Modo de preparo

    Do recheio

    1. Em um recipiente, coloque a carne moída, junte a cebola, o tomate, o suco de limão, o orégano, o sal, a páprica defumada, a pimenta-calabresa moída ou pimenta-síria e o cheiro-verde, misturando tudo muito bem com as mãos.
    2. A carne estando homogênea e temperada, disponha sobre uma peneira em cima de um recipiente, pressionando com as mãos e cubra com plástico-filme.
    3. Leve à geladeira e deixe escorrendo por, no mínimo, 6 horas. Não deixe de realizar esse processo, fundamental para a carne absorver os temperos e escorrer os líquidos.

    Da massa

    1. Em uma bacia, ponha a farinha de trigo e junte: o açúcar, o sal, o fermento biológico seco, o óleo, o ovo e o leite.
    2. Misture e vá sovando a massa por, pelo menos, 10 minutos, a princípio na bacia e depois em uma bancada enfarinhada. Se achar necessário, para dar o ponto na massa, acrescente um pouco mais de farinha ou de leite.
    3. O ponto correto é o de uma massa lisa, homogênea e que não grude mais nas mãos.
    4. Forme uma bola com a massa, volte para a bacia, cubra com plástico-filme e deixe fermentando até dobrar de volume (por ceca de 1 hora e 15 minutos).
    5. Após a massa ter crescido, volte-a para a bancada e porcione. Se tiver balança culinária e desejar, retire porções da massa, e pese-as, deixando cada uma com 20g, para esfiha de cento ou com 60g, para esfiha de lanchonete.
    6. Boleie todas as porções de massa na mesa, com as mãos e cubra com um guardanapo limpo e seco, para não ressecarem.
    7. Retire a carne da geladeira e utilize como medidor, uma colher (sopa). Após pegar a carne com a colher, dê uma apertadinha com as mãos.
    8. Abra a porção de massa com as próprias mãos na bancada ou com um rolinho de massas, formando um círculo. Adicione a porção de recheio, una as duas pontas, grudando-as bem e em seguida, vá beliscando, para ficar coladinha, fechando-a e dando o formato triangular, típico da esfiha.
    9. Faça isso até modelar todas as esfihas e acomode-as numa assadeira untada com desmoldante ou com óleo, com a emenda para baixo, mantendo um espaço de um dedo entre elas.
    10. Pincele todas as esfihas com gema de ovo e leve-as para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por uns 30 minutos, até estarem douradinhas.
    11. Retire e mantenha na própria assadeira, cobertas com um guardanapo limpo e seco, para não ressecarem.
    12. Sirva e desfrute da sua maravilhosa esfiha de carne!

    Dicas:

    Variação de Recheio: Além da carne, você pode experimentar rechear as esfihas com frango desfiado, queijo ou legumes para diversificar o cardápio.

    Continua após a publicidade

    Acompanhamento: Acompanhe as esfihas com molhos como tahine, iogurte natural ou uma salada fresca para uma refeição completa.

    A esfiha de carne com massa fofinha e molhadinha é uma verdadeira celebração de sabores e texturas, capaz de satisfazer desde o lanche da tarde até um jantar informal. Seguindo esta receita, você terá um prato que não só é delicioso mas também cheio de tradição e amor. Experimente fazer em casa e veja todos ao seu redor se deliciarem com cada mordida.

    Marcações:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *