Continua após a publicidade

Massa folhada deliciosa, método sem erros

Faço questão de compartilhar essa receita de Massa folhada que achei em no diário da minha avó, uma mineira arretada que cozinhava demais, tudo que ela fazia era maravilhoso, saboroso, de encher a boca de saliva, nunca provei nada dela que não fosse extremamente delicioso. Faço questão de compartilhar essa receita fácil com vocês para que ela seja sempre lembrada.

Ela sempre fez questão de usar ingredientes simples e econômicos, isso nunca diminuiu o sabor de suas receitas, hoje faço essa receita de Massa folhadasempre, todo mundo é apaixonado por ela. Fiz alguns ajustes para deixar mais saborosa mas sem perder a originalidade, é receita padrão da roça, faça e se prepare para receber uma chuva de elogios.

Continua após a publicidade

Receita de Massa folhada

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque e ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Ingredientes:

  •  500 gramas de farinha de trigo
  •  500 gramas de manteiga em temperatura ambiente
  •  1 xícara de água fria
  •  1 pitada de sal

Modo de preparo

  • Para começar fazendo esta receita de massa folhada o primeiro passo é reunir os ingredientes. As quantidades indicadas rendem 500g de massa folhada, siga atentamente os passos indicados para conseguir bons resultados.

Coloque a farinha e o sal numa tigela grande e abra um buraco ao centro, como um vulcão.

Continua após a publicidade

Dica: Se você tiver uma batedeira planetária prepare esta receita nela, será mais fácil.

  • Verta a água fria nesse buraco e, com as mãos, comece misturando a farinha com a água em movimentos circulares, de dentro para forma. Reserve quando obtiver uma massa lisa e compacta.

Dica: Se a massa estiver muito mole depois de amassar por 2-3 minutos, adicione um pouco mais de farinha. Se, por outro lado, estiver muito seca, adicione um pouco mais de água.

  • Para preparar esta massa folhada caseira é importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente, ou seja sólida, mas ligeiramente amolecida pois assim será mais fácil incorporar na massa. Corte-a em 8 cubinhos com o mesmo tamanho.

Dica: Para trocar a manteiga por margarina use margarina ligeiramente gelada, para conseguir usar com a mesma consistência que a manteiga.

  • Polvilhe farinha na bancada de trabalho e, com a ajuda de um rolo, abra a massa em forma de retângulo. Coloque ao centro 2 cubos de manteiga e feche, dobrando as duas pontas da massa sobre a manteiga. Alise com a ajuda do rolo, esmagando a manteiga dentro da massa. Reserve na geladeira por 30 minutos.
  • Retire a massa da geladeira e abra novamente em forma de retângulo com o rolo. Acrescente mais 2 pedaços de manteiga ao centro, dobre ao meio e volte a alisar com o rolo. Repita este processo mais duas vezes, reservando na geladeira por 30 minutos entre cada etapa.

Dica: Repetir o processo de abrir a massa, adicionar manteiga, dobrar e voltar a abrir é importante para conferir o aspeto caraterístico de camadas na massa folhada.

  • Quando terminar de adicionar toda a manteiga à massa, reserve na geladeira por 1 hora e está pronta para ser usada! Se preferir pode até congelar, para isso embrulhe bem em plástico filme e retire do freezer cerca de 1 hora antes de usar.
  • Você pode usar esta receita de massa folhada caseira para preparar receitas doces ou salgadas no forno.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *