Os 8 Chás Que te Ajudam a Emagrecer e Secar Barriga Rápido

Existem alguns chás, como o de gengibre, de hibisco ou de cúrcuma, que ajudam a eliminar o excesso de líquido do corpo, a controlar a fome e aumentar o metabolismo, pro exemplo, favorecendo a perda de peso e ajudando a perder a barriga.

Outra boa estratégia para ajudar no emagrecimento é acrescentar à dieta alimentos termogênicos, como a canela ou a pimenta caiena, porque contêm cinamaldeído e capsaicina, compostos que ajudam a acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura acumulada no organismo.

No entanto, é fundamental usar esses chás associados a uma alimentação balanceada e a prática de exercício físico regular, já que essas bebidas são apenas um auxilio para obter resultados mais rapidamente. Além disso, é importante que os chás sejam utilizados com moderação e sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde com experiência no uso de plantas medicinais, para que seja recomendado o tipo e quantidade adequada de chá, prevenindo, assim, a ocorrência de complicações.

1. Chá de gengibre com abacaxi

O chá de gengibre com abacaxi é ótimo para pessoas que desejam emagrecer, pois ajuda a acelerar o metabolismo, estimulando o gasto de energia, além de promover a saciedade e contribuir para o bom funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

Ingredientes:

  • Casca de ½ abacaxi;
  • Casca de 1 laranja;
  • 1 colher de sopa de carqueja;
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em uma chaleira ou panela, adicionar água, a casca de abacaxi e de laranja, e a colher de sopa de gengibre e depois levar ao fogo para ferver durante 5 a 10 minutos. Após ferver, desligar o fogo e adicionar a carqueja. Tampar, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber. Este chá deve ser bebido ao longo do dia, entre as refeições.

2. Chá verde com amora

O chá verde com amora contém propriedades diuréticas e termogênicas, ajudando a desinchar a barriga e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de calorias e promovendo o emagrecimento.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de amora;
  • 1 colher de chá, do chá verde;
  • 150 de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas secas da amora e do chá verde numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.

Este chá pode ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas. 

3. Chá de hibisco com canela

O chá de hibisco com canela é bom para ajudar a emagrecer, porque diminui a retenção de líquidos e promove o aumento do metabolismo, desinchando a barriga e favorecendo a queima da gordura. Além disso, este chá ajuda também na digestão.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de flores de hibisco seco;
  • 1 pau de canela;
  • 1/2 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas secas de hibisco e o pau de canela à água fervente, tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Coar e beber de 3 a 4 vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.

4. Chá mate com limão

O chá mate com limão aumenta a sensação de saciedade e facilita o emagrecimento, porque acelera o metabolismo e a queima de gordura. Além disso, esse chá também possui ação diurética, ajudando a diminuir o inchaço.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas torradas de chá mate;
  • Suco de ½ limão;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Numa xícara de chá, colocar as folhas do chá mate e a água fervente. Tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber.

5. Chá de feno grego e alcachofra

O chá de feno grego e alcachofra ajuda a emagrecer, porque aumenta a sensação de saciedade. Outro benefício desse chá está relacionado com o fato de aumentar o metabolismo, ajudando a queimar gordura, e à ação diurética que diminui a retenção de líquidos.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sementes de feno grego;
  • 1 colher de chá de folhas secas de alcachofra;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Numa xícara de chá, colocar a água, as sementes de feno grego e as folhas secas de alcachofra. Tampar e deixar repousar por 10 minutos minutos e coar. Este chá deve ser ingerido 3 vezes por dia, entre as refeições.

6. Chá de cúrcuma com limão

A cúrcuma possui um composto ativo chamado curcumina, que está relacionado com o emagrecimento, porque acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal.

Já o limão ajuda a limpar as papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer alimentos doces, além de possuir efeito diurético, ajudando a eliminar o excesso de líquido do organismo.

Ingredientes:

  • 1 colher de café de cúrcuma em pó;
  • 1 colher de suco de limão;
  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Acrescentar a cúrcuma em pó à água fervente e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Adicionar o suco de limão e beber até 3 xícaras por dia entre as refeições;

7. Chá preto com laranja e canela

O chá preto é rico em flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que favorecem a perda de peso e ajudam a afinar a cintura quando consumido de forma regular.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá folhas secas de chá preto;
  • Cascas de 1/2 laranja;
  • 1 canela em pau;
  • 2 xícaras de água fervente.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar a canela e deixar em fogo médio por cerca de 5 minutos. Acrescentar os demais ingredientes à água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber frio ou quente, de acordo com a preferência, cerca de 1 a 2 xícaras por dia.

8. Chá de oolong

O oolong é um chá chinês tradicional que possui propriedades termogênicas, melhorando o metabolismo de gorduras e ajudando no emagrecimento.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de oolong;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Acrescentar o oolong à água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara por dia por cerca de 6 semanas, associado com uma alimentação balanceada.

Chás para emagrecer fazem mal à saúde?

A utilização de qualquer tipo de produto ou ingrediente, seja natural ou sintético, deve ser sempre feita com moderação, já que todas as substâncias que são ingeridas precisam ser metabolizadas pelo corpo, podendo causar sobrecarga caso sejam utilizadas de forma exagerada ou inadequada.

Dessa forma, o uso deste tipo de chás deve ser sempre feito com orientação de um profissional, seja um nutricionista ou um médico, que esteja acostumado com o uso de plantas medicinais. Esse profissional deve adaptar o tipo de planta, o modo de uso e as dosagens às características de cada pessoa, incluindo seu histórico de saúde.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE RECEITAS GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *