Continua após a publicidade

Bolinho de chuva assado com cobertura de coco mais leve e menos calórico que a receita tradicional

Bolinho de chuva é um clássico da confeitaria de vó mais amado do planeta. Todo mundo ama e é impossível comer um só. É perfeito para ser servido em qualquer ocasião, faça chuva ou faça sol. Siga o passo a passo dessa versão diferenciada, e faça o mais lindo bolinho de chuva da vida!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Continua após a publicidade

Como fazer bolinho de chuva

Para fazer bolinho de chuva iremos precisar de farinha de trigo, açúcar, manteiga ou margarina, creme de leite, ovo, fermento em pó e sal. Vamos misturar numa tigela todos os ingredientes da massa do bolinho de chuva, exceto a farinha de trigo que será adicionada até obter uma massa homogênea, e o fermento que será colocado por último. Na sequência iremos modelar bolinhas com a massa do bolinho de chuva, dispor numa forma untada e assar por aproximadamente 45 minutos. Retirar do forno, mergulhar na calda de açúcar+água e empanar no coco ralado. E o mais gostoso bolinho de chuva acaba de ficar pronto para ser devorado!

Ingredientes da receita de bolinho de chuva

Para a massa

  • 2 ½ xícaras(chá) + 2 colheres(sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres(sopa) de açúcar
  • 1 colher(sopa) cheia de manteiga ou margarina
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher(chá) bem cheia de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Para a calda

  • 3 colheres(sopa) de água + 3 colheres(sopa) de açúcar

Para empanar

  • Coco ralado a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque numa tigela o creme de leite, o ovo, o açúcar, o sal, a manteiga ou margarina. Misture tudo muito bem com um fouet para homogeneizar.
  2. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando bem a cada adição até o ponto de amassar levemente.
  3. O ponto correto é uma massa lisa, homogênea que não grude muito nas mãos.
  4. Adicione o fermento em pó e amasse bem para incorporar. Nesse momento a massa irá ficar um pouco mais mole, e vai grudar um pouquinho, mas sem problemas.
  5. Unte levemente as mãos com óleo, pegue uma porção de massa e modele uma bolinha. Disponha numa forma untada com óleo.
  6. Repita esse processo com o restante da massa, e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 35 minutos e a 250 graus por 10 minutos para dourar.
  7. Retire do forno, mergulhe todos os bolinhos na calda de açúcar+água e empane no coco ralado a gosto.
  8. Sirva em seguida esse delicioso bolinho de chuva!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Continua após a publicidade

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *