Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade
Início » Bolo de festa que não precisa ser confeiteira profissional para fazer

Bolo de festa que não precisa ser confeiteira profissional para fazer

    Faço questão de compartilhar essa receita de Bolo de festa que achei em no diário da minha avó, uma mineira arretada que cozinhava demais, tudo que ela fazia era maravilhoso, saboroso, de encher a boca de saliva, nunca provei nada dela que não fosse extremamente delicioso. Faço questão de compartilhar essa receita fácil com vocês para que ela seja sempre lembrada.

    Continua após a publicidade

    Ela sempre fez questão de usar ingredientes simples e econômicos, isso nunca diminuiu o sabor de suas receitas, hoje faço essa receita de Bolo de festasempre, todo mundo é apaixonado por ela. Fiz alguns ajustes para deixar mais saborosa mas sem perder a originalidade, é receita padrão da roça, faça e se prepare para receber uma chuva de elogios.

    Receita de Bolo de festa

    Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque e ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

    • Atenção: para esta receita de bolo de festa será necessário um pão de ló e meio. Então faça duas receitas e utilize meio para degustar puro. Se possível, faça na véspera, embrulhe em guardanapos limpos e reserve, até o momento de utilizar.
    • Para o pão de ló
      • 6 ovos inteiros
      • 2 e ½ xícaras (chá) de açúcar
      • 300ml de água fervendo
      • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
      • ½ xícara (chá) de óleo
      • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento peneirada (480g)
      • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
      Para a calda
      • 1 xícara (chá) de leite
      • 1 colher (sopa) de açúcar
      Para o creme de leite Ninho e leite condensado
      • 1 caixinha de leite condensado (395g)
      • 1 xícara (chá) de leite em pó (200g)
      • 5 colheres (sopa) de amido de milho
      • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga sem sal
      • 1 litro de leite integral
      • 1 caixinha de creme de leite (200g)
      Para o chantininho (atenção para este bolo serão necessárias 2 receitas desta)
      • 500ml de bate chantilly bem gelado
      • ½ caixinha de leite condensado
      • 4 colheres (sopa) de leite em pó de sua preferência
      Outros ingredientes
      • 2 potes (de 230g cada) de geleia de morango (se estiver muito durinha, adicione um pouquinho de água e misture para dissolver)
      • corante líquido para o glacê da cor de sua preferência
      • Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

    Modo de preparo

    Da calda

    1.  Misture num recipiente 1 xícara (chá) de leite com 1 colher (sopa) de açúcar.
    2. Passe para uma bisnaga e reserve.

    Do creme de leite Ninho e leite condensado

    1. Numa panela, ainda fora do fogo, coloque: 1 caixinha de leite condensado,1 xícara (chá) de leite em pó e 5 colheres (sopa) de amido de milho, misturando com uma espátula para dissolver bem e formar uma pastinha.
    2. Acrescente 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga sem sal e 1 litro de leite, misturando e levando ao fogo para cozinhar.
    3. Vá mexendo o tempo todo até engrossar e borbulhar.
    4. Assim que borbulhar, mexa e cozinhe por mais meio minuto e então desligue o fogo e agregue 1 caixinha de creme de leite, misturando bem fora do fogo.
    5. Transfira para uma vasilha e cubra com plástico-filme rente ao creme, até esfriar.
    6. Depois, separe em duas partes iguais, que serão usadas para rechear o bolo.

    Do chantininho

    1. Adicione na tigela da batedeira, 500ml de bate chantilly bem gelado, batendo um pouco na velocidade média da batedeira.
    2. Quando começar a espumar, vá acrescentando devagar e intercalando, sempre na velocidade média da batedeira, ½ caixinha de leite condensado e 4 colheres (sopa) de leite em pó de sua preferência.
    3. Desligue a batedeira, tire a tigela e misture manualmente com uma espátula, puxando a mistura do fundo da batedeira, assegurando que fique tudo bem misturado.
    4. Volte a tigela para a batedeira e bata em velocidade mínima.
    5. Quando o garfo da batedeira começar a fazer bastante desenho, desligue a batedeira, pegue uma boa quantidade do chantininho com uma colher e vire, se estiver escorregando da colher, é porque não está no ponto ainda, bata mais um pouco em velocidade mínima. Se você virar a colher e ele não cair, está no ponto correto.
    6. Para o saco de confeitar, se você comprar um já pronto, corte a ponta e encaixe por dentro, um bico folha 115. Se necessário, corte um pouco mais a pontinha, mas sem exagerar, para não passar do ponto.
    7. Com o bico encaixado, é só encher com o glacê, para confeitar.
    8. Você também pode improvisar, usando um saco vazio de açúcar. Para isso, da mesma forma, corte a pontinha e encaixe desta vez um bico 1m Wilton.
    9. Para confeitar este bolo, precisaremos de 2 sacos de confeitar, um com o bico folha 115 e outro com o bico 1m Wilton.

    Do pão de ló

    1. Comece pré-aquecendo seu forno a 180°C, por 10 minutos.
    2. Prepare uma assadeira retangular (36cm de comprimento x 26cm de largura x 0,6cm de profundidade) : unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo. Em seguida, revista sua forma com folhas de papel-toalha, caprichando bem. Não tem problema sobrepor, só não pode deixar espaços sem o papel.
    3. Em uma batedeira, ponha os ovos e o açúcar, batendo por 5 minutos sem parar, para obter um creme esbranquiçado.
    4. Num caneco com a água fervente, acrescente a essência de baunilha e o óleo. Tenha também disponível, uma vasilha com a farinha de trigo sem fermento peneirada.
    5. Com a batedeira em movimento, na velocidade mínima, na vasilha dos ovos batidos com o açúcar, agregue 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e um pouco da mistura de água. Vá adicionando desta forma a farinha, intercalando com a mistura de água, até terminar.
    6. Desligue a batedeira e misture suavemente com uma espátula, passando-a nas laterais da tigela para raspar algum resquício de farinha. Não mexa muito para não perder a aeração da massa
    7. Junte o fermento químico em pó e mexa devagar.
    8. Despeje a massa na assadeira previamente preparada, nivele com uma espátula e leve para assar no forno que está pré-aquecido a 180°C durante 10 minutos, deixando assar por cerca de 45 minutos. Você pode verificar com o dedo no centro do bolo se já está firme, quando estiver dourado, mas não fique muito tempo com o forno aberto.estando firme no centro e dourado por igual, está assado.
    9. Desligue o fogo e retire, deixando esfriar completamente.
    10. Então passe uma faquinha sem serra na volta toda da assadeira e chacoalhe para cima, para soltar bem o bolo.
    11. Pegue um tabuleiro ou prato (45cm de comprimento x 35cm de largura) e desenforme seu bolo em cima dele.
    12. Remova todo o papel-toalha delicadamente.
    13. Pegue uma régua (pode ser escolar) e meça a altura do bolo. Na metade da altura, espete palitinhos de dentes na volta toda do bolo. Por exemplo: se o bolo tiver 5cm de altura, você vai espetar palitinhos, marcando 2,5cm.
    14. Agora usando uma faca de serra grande, de cortar pão, vá cortando o bolo devagar, acima e rente a marcação dos palitos, bem certinho para não ficar torto.
    15. Se você estiver na dúvida se está bem cortado, passe um fio dental limpo na extensão toda do bolo, onde foi cortado, terminando o corte.

    Da montagem do bolo

      1. Pegue a própria forma retangular utilizada para assar o bolo e forre-a com plásticos limpinhos, ajeitando bem e deixando sobras na volta toda, que depois serão usadas para embrulhar o bolo.
      2. Disponha uma das partes do pão de ló por cima deste plástico, com a parte cortada (amarelinha) virada para cima.
      3. Molhe bem esta parte do bolo utilizando a bisnaga com a calda, começando pelos cantinhos.
      4. Pegue um pote de geleia de morango (230g) e espalhe por cima dessa metade do bolo, com as costas de uma colher, começando pelos cantos.
      5. Sobre a geleia de morango, espalhe uma parte do creme de leite Ninho e leite condensado, morninho para frio, fazendo primeiro montinhos com uma colher e depois espalhando cuidadosamente, com as costas da colher para não se misturar com a geleia.
      6. Sobre este creme, acomode mais uma metade do pão de ló, com a parte cortada (amarelinha) virada para cima.
      7. Mais uma vez umedeça bem com a calda da bisnaga.
      8. Repita o processo, distribuindo outro vidrinho de geleia de morango (230g), seguido da outra parte do creme de leite Ninho e leite condensado.
      9. Disponha a última parte do bolo por cima do creme, com a parte cortada (amarelinha) virada para cima e umedeça com o restante da calda da bisnaga.
      10. Utilize as sobras de plástico para embrulhar o bolo, puxando bem firmemente por cima dele. Se faltar plástico em alguma parte, adicione mais, para não ressecar.
      11. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas, para firmar bem, antes de confeitar., podendo também deixar de um dia para o outro.
      12. Tire o bolo de festa da geladeira, retire o plástico de cima e corte o plástico das laterais com uma tesoura culinária.
      13. Para desenformar o bolo, pegue um tabuleiro (45cm de comprimento x 35cm de largura), posicione sobre o bolo e sinta com os dedos apoiados na forma, se tem espaço suficiente de todos os lados para desenformar.
      14. Com uma das mãos segure firmemente a forma por baixo e com a outra o tabuleiro, virando o bolo.
      15. Antes de remover a assadeira, se ficou torto, empurre, ajeitando no tabuleiro.
      16. Em seguida, puxe a forma e tire o plástico, passando uma faca ou espátula na volta toda. Limpe o tabuleiro sempre com um paninho úmido.
      17. Comece a passar a cobertura de chantininho nas laterais do bolo com uma espátula, exagerando para cobrir qualquer imperfeição. Comece pelo pezinho do bolo preenchendo bem e puxando, para cobrir. Depois alise com uma faca. Faça isso em todas as laterais.
      18. Na parte de cima, vá depositando o chantininho aos montinhos para depois espalhar. Vá sempre limpando a espátula num pano de prato limpo ou lave-a de tempos em tempos.
      19. Com o bolo todo coberto, comece a decorar as laterais usando o saco de confeitar com o bico folha. Comece do pezinho e vá subindo, fazendo os babadinhos, dando uma puxadinha quando chegar no topo. Faça um babadinho ao lado do outro, na volta toda do bolo. Se algum ficar torto, retire com a espátula e faça novamente.
      20. Em seguida, com a pontinha da espátula,“deite” os biquinhos que se formaram em cima.
      21. Pegue o restante do chantininho e adicione 4 gotas do corante líquido para o glacê da cor de sua preferência (sugestão: rosa pink), mexendo bem. Se ficar muito claro, adicione mais 4 gotinhas e torne a mexer, adicionando aos poucos e mexendo, até ficar da sua cor desejada.
      22. Adicione este creme rosa no saco de confeitar com o bico 1m Wilton e vá fazendo as rosetas com a mão bem firme, começando pelo cantinho do bolo. Aperte, deixe descer o creme e vá fazendo um círculo. Deixe um espaço de 1 cm entre cada roseta e vá fazendo as rosetas. Você pode testar num prato primeiro e depois fazer no bolo.
      23. Vá limpando sempre o bico, antes de continuar a fazer e toda vez que encher o saco de confeitar, aperte para sair o ar em pouco do glacê num prato.
      24. No pezinho do bolo faça pitanguinhas, na volta toda.
      25. Se sobrar bastante chantininho, você pode fazer uma segunda rodada de rosetas, preenchendo o restante da superfície do bolo de festa.
      26. Prontinho! Sirva e delicie-se com seu fantástico bolo de festa fácil!

    COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

    Continua após a publicidade

    Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

    Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

    Continua após a publicidade

    Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

    Continua após a publicidade

    Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

    Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

    Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

    Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

    Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

    Marcações:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *