Faço questão de compartilhar essa receita de Pudim de trigo bem cremosão que achei em no diário da minha avó, uma mineira arretada que cozinhava demais, tudo que ela fazia era maravilhoso, saboroso, de encher a boca de saliva, nunca provei nada dela que não fosse extremamente delicioso. Faço questão de compartilhar essa receita fácil com vocês para que ela seja sempre lembrada.
Ingredientes:
Para o pudim
- 500 ml de leite integral
- 2 ovos inteiros
- 1 pacotinho de queijo parmesão ralado (opcional)
- 2 colheres ( sopa) de margarina
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento
- água o quanto baste com gotas de vinagre (para o banho-maria)
Para a calda
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Da calda
Em uma forma de buraco no meio, adicione 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, e leve para derreter, mexendo sempre com uma colher de pau, para não queimar.
Quando derreter todos os torrões de açúcar, desligue o fogo e espalhe a calda na forma toda.
Deixe reservada.
Do pudim
No liquidificador, coloque: 500 ml de leite integral, 2 ovos inteiros, 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, 2 colheres ( sopa) de margarina e 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento.
Tampe e deixe bater por cerca de 4 minutos
Se desejar, acrescente o queijo parmesão ralado, bata ligeiramente e despeje a mistura na forma caramelizada reservada.
Cubra bem a forma com papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento).
Acomode a forma numa panela mais alta que ela, com cerca de 2 dedos de água e gotinhas de vinagre, para o banho-maria e leve ao fogo médio.
Assim que começar a ferver, tampe a panela e marque 35 minutos de cozimento, em fogo de médio a baixo, mas por vezes verifique se não secou toda a água.
Após esse tempo de cozimento, levante o papel-alumínio e espete com um garfo, se sair com poucos resíduos e o pudim estiver firme, está assado. Pode ser que seja necessário deixar mais uns 5 minutos.
Retire cuidadosamente da panela e aguarde esfriar, então leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora, lembrando que por mais tempo é melhor.
Tire e passe uma faca sem serra na lateral e centro da forma, para soltar.
Desenforme num prato de servir e leve a forma na boca do fogão por alguns segundos, para derreter a calda que ficou grudada, despejando-a sobre o pudim.
Sirva e delicie-se com seu irresistível pudim de trigo! Bom proveito!