Como Fazer Feijão Branco com Abobrinha, Tomate e Alecrim

Receita de Feijão Branco com Abobrinha
Feijão Branco com Abobrinha

Fica com um delicioso caldo e uma textura quase cremosa, essa receita de feijão-branco é uma ótima pedida para variar os sabores do dia a dia com os ingredientes de sempre. A abobrinha e o tomate pulam para o feijão, que ganha também o perfume do alecrim.

Essa receita rende em média 4 porções e leva aproximadamente 120 minutos para ficar pronto. Então vamos ao que interessa, mãos na massa.

Separa antes os ingredientes para o molho

  • 1 xícara (chá) de feijão-branco
  • 3 xícaras (chá) de água

Ingredientes para o prato

  • ½ abobrinha
  • 1 tomate
  • 2 dentes de alho
  • 1 ramo de alecrim
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparando o molho

  1. Primeiramente adicione o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.
  2. Então cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período, para que assim o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

Preparando o prato

  1. Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte a folha de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e conte 15 minutos.
  2. Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. 
  3. Em seguida lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm. Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, fatie as metades em 3 tiras e as tiras em pedaços de 1 cm. Pique fino as folhas do ramo de alecrim.
  4. Passados os 15 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira, transfira os grãos de feijão cozidos para uma tigela e reserve o caldo.
  5. Logo depois leve uma frigideira grande ao fogo médio. Assim que aquecer, regue com o azeite, adicione a abobrinha e tempere com uma pitada de sal. Doure a abobrinha, mexendo de vez em quando, por 2 minutos. Então junte o tomate, os dentes de alho, o alecrim e mexa por 1 minuto para perfumar.
  6. Por fim acrescente os grãos de feijão, tempere com sal e pimenta e mexa por mais 1 minuto. Regue com 1 xícara (chá) do caldo e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar levemente o caldo. Desligue o fogo e sirva a seguir com folhas de coentro.

Confira mais receita que talvez você goste

Se você gostou de nossa receita de feijão branco, não esquece de deixar seu opinião nos comentários.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO DE RECEITAS GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.