A galinhada completa é uma receita tradicional da culinária brasileira, que surgiu nos tempos dos bandeirantes nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Ela consiste em um cozido de frango com arroz e legumes, temperado com açafrão e outros condimentos. É uma ótima opção para servir em um almoço ou jantar em família, pois é uma refeição completa, saborosa e fácil de fazer.
Como fazer galinhada completa
Primeiramente, comece picando o peito de frango em cubos. Em seguida, aqueça uma panela com óleo no fogo e adicione o frango. Frite até que solte a água, e continue o processo até que a umidade evapore completamente e o frango comece a dourar.
Então, é hora de adicionar a cebola, seguida pelo alho, pimentão e a pimenta-de-cheiro. Deixe refogar, mexendo ocasionalmente com uma colher.
Agora, junte o açafrão, a pimenta-do-reino, o milho-verde e o extrato de tomate. Misture bem e continue refogando.
Por fim, siga atentamente o passo a passo restante da receita. Ao finalizar, sirva e delicie-se com sua apetitosa galinhada completa!
Ingredientes da receita de galinhada completa
- ½ colher (sopa) de açafrão
- 3 dentes de alho amassados
- pimentão picadinho (a gosto)
- 1 e ½ colher (café) de sal
- 4 copos (americano) de arroz cru
- 2 xícaras (chá) de legumes sortidos congelados
- 700g de peito de frango sem osso
- 3 colheres (sopa) de óleo
- uma pitadinha de pimenta-do-reino
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- cheiro-verde picado (a gosto)
- 1 lata de milho-verde em conserva escorrido
- pimenta-de-cheiro (a gosto)
- 1 cebola pequena picadinha
- água quente (o quanto baste)
Modo de preparo
Primeiramente, comece cortando o peito de frango sem osso em cubos. Em seguida, aqueça uma panela com óleo no fogo e adicione o frango. Deixe-o fritar; ele irá soltar água. Continue fritando até que a água seque e a carne comece a dourar.
Nesse ponto, adicione a cebola, mexendo e fritando-a. Posteriormente, acrescente o alho, o pimentão e a pimenta-de-cheiro, refogando-os e mexendo ocasionalmente com uma colher de pau.
Então, ponha o açafrão, a pimenta-do-reino, o milho-verde e o extrato de tomate, misturando tudo e continuando a refogar. Em sequência, introduza o arroz, junte o sal e continue o refogado, mexendo com a colher de pau.
Assim que o arroz começar a querer grudar no fundo da panela, adicione os legumes sortidos, prove o tempero e acerte o sal, se necessário. Em seguida, coloque a água quente, certificando-se de que fique cerca de dois dedos acima do nível do arroz. Mexa bem.
Tampe a panela e mantenha em fogo alto para cozinhar. Se começar a derramar a água, deixe a panela semi-tampada. Quando se formarem aqueles “furinhos” na superfície, abaixe o fogo e tampe a panela para cozinhar até que a água seja absorvida. No finalzinho do cozimento, adicione um pouco de água na panela para evitar queimar.
Assim que a água secar e uma leve crostinha se formar ao redor da panela, desligue o fogo. Agora, é só servir e apreciar sua maravilhosa galinhada completa!